Depois de um início de ano complicado, as exportações de carne suína devem ser positivas em 2015. A projeção é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que prevê aumento de até 3% nos embarques, com destaque para a Rússia – que segue como principal comprador do produto nacional. Já produção deverá alcançar patamares ligeiramente maiores aos de 2014, superando 3,5 milhões de toneladas. O consumo per capita deve ser mantido em 15 quilos no total do ano.
De acordo com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, há expectativa quanto à efetivação da abertura do mercado da Coreia do Sul – já em fase final de avaliação para a autorização –, além do incremento das exportações para o Japão e a retomada do comércio com a África do Sul. “Em meio ao complexo cenário econômico atual a suinocultura do Brasil têm mantido sua competitividade, registrando crescimento”, destaca Turra.
Francisco Turra tece um comentário geral sobre os resultados das cadeias avícola e suinícola no primeiro semestre e projeções para o resto do ano em vídeo exclusivo da TV Gessulli. Confira abaixo: