A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou ontem, dia 17 de maio, o Centro de Negócios de Moscou (Rússia) para promover a internacionalização das empresas brasileiras, estimular as exportações dos serviços e produtos nacionais para o Leste Europeu e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.
A partir do novo Centro de Negócios, que funcionará no novo centro empresarial da capital russa, Moscow-City, a Apex-Brasil reforça o acesso a um mercado de aproximadamente 150 milhões de pessoas com o objetivo de aumentar o fluxo comercial com países da região.
A Rússia é o 13º principal parceiro comercial do Brasil. Em 2009, as exportações brasileiras para a Rússia chegaram a US$ 2,86 bilhões, sendo US$ 1 bilhão em produtos industrializados. Entre os bens mais comercializados estão carne, açúcar, café, soja, peças de aviões, máquinas agrícolas, autopeças, motores, frutas frescas e secas, castanhas, bombons e confeitos, calçados, vestuário e peças de joalheria. “A região é uma das grandes compradoras dos nossos produtos agrícolas e tem potencial para ser uma grande compradora de produtos manufaturados”, explica o presidente da Apex-Brasil.
A Rússia ocupa localização estratégica, que permite ligar Ásia e Europa, e apresenta grande potencial para se tornar um hub para logística de transporte entre as regiões. O CN de Moscou é o sexto da Apex-Brasil em todo o mundo. A Agência mantém ainda outros cinco Centros de Negócios, que oferecem às empresas brasileiras serviços de inteligência comercial, branding, identificação de oportunidades e informações sobre compradores – além do apoio a eventos e rodadas de negócios.