Da Redação 13/07/2005 – Apesar das recentes denúncias de corrupção no governo, a última Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), feita em parceria com o instituto Sensus, aponta que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é maior no meio rural que nos grandes centros urbanos. Dos 364 entrevistados fora de áreas urbanas, 66,5% aprovam o desempenho do presidente.
Por causa de programas sociais fortes no meio rural, como o Bolsa Família, e devido também à estabilidade na economia pode-se explicar esse forte apoio no campo ao presidente comentou o presidente da CNT, Clésio Andrade.
Já nos municípios com grande intensidade populacional, a aprovação de Lula é menor: 58,4%, segundo o levantamento CNT/Sensus. Apesar da aprovação, 40,3% de todos os entrevistados (populações urbana e rural) dizem que a corrupção no país aumentou. A região Sul foi a que apresentou o menor percentual de aprovação ao presidente (54,4%), seguido pelo Sudeste (56,9%), Centro-Oeste (59,9%), Nordeste (65,7%) e Norte (65,8%).
Isso mostra que o presidente Lula está blindado e que a crise política não afetou a imagem do presidente explicou Andrade.
A 77 pesquisa CNT/Sensus entrevistou dois mil brasileiros de 24 estados, entre 5 e 7 de julho. O resultado apontou que a maior parte da opinião pública aprova o desempenho do presidente. Na pesquisa, 59,9% apoiam Lula. No levantamento de maio, 57,4% aprovavam o presidente.