Uma década depois de perder a liderança e dois anos após ser rebaixado à terceira posição nas exportações brasileiras de soja em grão, o Porto de Paranaguá corre atrás do tempo perdido e investe em melhorias para tentar voltar a subir no ranking. Com uma série de investimentos que somam R$ 480 milhões desde 2011 – entre os quais o principal é a troca de quatro dos seis shiploaders do Corredor de Exportação – o terminal paranaense espera ampliar em 5% os embarques da oleaginosa neste ano.
Projeção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que as remessas de soja ao exterior “podem ultrapassar as 7,9 milhões de toneladas” até dezembro. No ano passado, 7,53 milhões de toneladas do grão passaram pelas esteiras de carregamento de Paranaguá para ganhar o mercado internacional, conforme balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
O salto de cerca de 400 mil toneladas previsto para 2015, contudo, não seria suficiente para alçar o porto paranaense de volta à segunda colocação no ranking nacional. Bastaria que Rio Grande (RS) mantivesse as 8,15 milhões de toneladas de 2014 para segurar a posição, conquistada em 2013. Para empatar com o terminal gaúcho, Paranaguá teria que ao menos acompanhar o crescimento nacional, estimado em 8,6%.
Estimativa preliminar da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que as exportações brasileiras de soja em grão devem somar 49,64 milhões de toneladas em 2015 – quase 4 milhões de toneladas acima do resultado de 2014 (46,69 milhões de toneladas). Igualando o índice nacional, o porto paranaense chegaria a 8,17 milhões de toneladas.
Se a base de comparação for o crescimento projetado pela Appa para as exportações totais de granéis – de 21 milhões para 26 milhões de toneladas (+23,8%) – aos embarques da oleaginosa via Paranaguá chegariam a 9,32 milhões de toneladas, desempenho que seria suficiente para ultrapassar Rio Grande, mas não para retomar a liderança, perdida em 2004 para Santos (SP). O terminal paulista, que no ano passado escoou 12,72 milhões de toneladas de soja, não deve ter dificuldades para manter o posto.
“Na última sexta-feira (23), o primeiro navio de soja foi carregado no porto, dando início à temporada de escoamento do grão, que terá movimento cada vez mais intenso até os meses de março e abril, quando a exportação da safra de soja atinge seu pico, com mais de 1,4 milhão de toneladas em cada um dos meses”, detalhou a Appa em nota. No momento, nenhum navio carrega soja em Paranaguá, mas o lineup do porto indica que há seis embarcações aguardando ao largo para carregar pouco mais de 300 mil toneladas do grão nos próximos dias.