Redação SI 27/09/2002 – Os governos brasileiro e argentino resolveram todas as pendências que restringiam o comércio entre os dois países, em acordo assinado ontem (26) no Palácio do Planalto, pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso e da Argentina, Eduardo Duhalde.
Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, embaixador Sergio Amaral, o ato tem por objetivo fortalecer o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e aumentar o comércio no bloco.
Da mesma forma que no quesito frango, em que Duhalde se comprometeu a encerrar as medidas antidumping adotadas contra as exportações do produto brasileiro, as investigações que estavam em curso sobre a venda de carne suína também foram encerradas.
De acordo com Amaral, o motivo foi a “falta de elementos” que comprovariam práticas desleais de comércio. Além disso, o governo Duhalde decidiu não abrir investigação sobre a venda de produtos têxteis do Brasil.
Os setores, completou Amaral, deverão trabalhar em conjunto para encontrar caminhos de complementação sobre cadeias produtivas.