Com o intuito de promover a carne suína e seus benefícios nutricionais, a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), e o Grupo Mosquini promoverão o Festival do Leitão no Rolete de Vargem Alta dos dias 01 a 03 de novembro.
O Festival, que terá cunho técnico e cultural, conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), do Frigorífico Cofril, além da Prefeitura Municipal de Vargem Alta e a parceria do Sebrae/ES e de frigoríficos e produtores associados à Ases.
No primeiro dia de evento as merendeiras das escolas municipais de Vargem Alta participarão do treinamento para manipuladores de alimentos por meio da palestra “Conhecendo o Mundo da Suinocultura e o Workshop: A Carne Suína no Cardápio da Merenda Escolar”, que serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso da cidade.
Para o Diretor Executivo da Ases, Nélio Hand, realizar esse treinamento para merendeiras é uma forma de apresentar os benefícios da carne suína e inserí-la de maneira mais incisiva na alimentação das crianças. “Temos procurado levar aos municípios os benefícios quanto a aquisição da carne suína por parte das municipalidades, tanto pelo aspecto econômico, e especialmente, pelo lado da saudabilidade de nosso produto”, comenta o executivo.
As outras atividades acontecerão no Restaurante Mosquini, que fica localizado em São João de Jaciguá, Vargem Alta, onde já está preparada uma grande estrutura para aproximadamente 2 mil pessoas, com música e deliciosos pratos à base de carne suína.
Segundo o gerente do frigorífico Mosquini, Renan Marangon, as expectativas são as melhores possíveis. “Todos esperam um grande evento, pois o mesmo, colocará a carne suína ainda mais em evidência em nosso município, já que esta é a segunda atividade agropecuária que mais arrecada tributos para o município. Estamos preparando tudo da melhor forma para que o primeiro Festival do Leitão no Rolete no município de Vargem Alta se torne um grande sucesso”, diz.
O sábado (02) será marcado pelo “Velório do Leitão”, onde a cultura local descontraída marcará o início da preparação dos leitões no rolete, que serão servidos no dia seguinte.
O ponto alto do evento acontece no domingo (03), quando serão assados 15 leitões inteiros no rolete, totalizando mais de uma tonelada de carne suína. O público poderá acompanhar todo o processo de preparação dos animais.
Para o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, ações regionais colaboram para a disseminação da qualidade da carne suína e da importância da atividade para a região. “Além de ser tradicional, a festa reunirá centenas de pessoas que irão saborear a carne suína e conhecer o valor da nossa atividade para o Espírito Santo”, completa.
Programação
01 de Novembro – Sexta-Feira (Inscrições na Ases)
Treinamento para Manipuladores de alimentos da rede de ensino
13h – Recepção
13h15 – Palestra: Conhecendo o Mundo da Suinocultura
Anny Almeida – Gerente Executiva do PNDS
14h – Workshop: A Carne Suína no Cardápio da Merenda Escolar
Rejane Lorenzon – Consultora em Gastronomia
16h- Palestra para o curso Técnico em Agronegócio: Conhecendo o Mundo da Suinocultura
Anny Almeida – Gerente Executiva do PNDS
Local: Centro de Convivência do Idoso (Centro – Vargem Alta)
02 de Novembro – Sábado (Entrada Franca)
18h – “Velório do leitão”
20h – Apresentação musical
Rodrigo Zanol
00h – Encerramento
03 de Novembro – Domingo (Ingressos na portaria – R$15,00 por pessoa)
11h – Almoço com Leitão no Rolete
Roda de Viola Os Coradini
17h – Encerramento