Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitação

Assentados paraibanos participam de capacitação em avicultura

Outros setores como bovinocultura e beneficiamento de fruta também serão abordados em curso.

Assentados paraibanos participam de capacitação em avicultura

Assentados de 21 assentamentos da reforma agrária na Paraíba participaram de uma capacitação em avicultura, bovinocultura e beneficiamento de frutas. A ação, realizada no Centro Diocesano do Tambor, durante três dias, em Campina Grande, foi promovida pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), que presta assistência técnica a assentamentos do Incra-PB.
           
Os assentamentos foram divididos em grupos, que receberam 16 horas de treinamento, incluindo uma parte prática.
           
A capacitação em avicultura foi voltada para 10 assentamentos, a maioria da região do Brejo paraibano.Durante a programação,os assentados conheceram o projeto de avicultura alternativa do assentamento Santa Cruz, em Campina Grande. “São cerca de 100 aves alimentadas com ração e pasto nativo, que estão prontas para corte em 90 dias; um meio termo entre a produção industrial, na qual as aves levam 35 dias para corte, e a rústica, ou de capoeira, que necessita de 10 meses”, explicou o geógrafo e técnico da Coonap Jânio Oliveira.
           
Outros seis assentamentos participaram da capacitação em bovinocultura, que teve a parte prática na Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande. Os assentados aprenderam sobre espécies adaptadas à região, manejo sanitário, alimentação, armazenamento de forragem e escoamento da produção.
           

Os assentados dos cinco assentamentos que receberam capacitação em beneficiamento de frutas iniciaram a parte prática, com técnicas de preparação de banana (geléia, doces e bife salgado feito da casca), goiaba (doces) e maracujá (doce da casca e mousse).
 
Intercâmbio
           
Além das palestras e visitas de capacitação, os assentados fizeram uma visita de intercâmbio à Feira Agroecológica da Eco Borborema, na Estação Velha, em Campina Grande.
           
“Os organizadores falaram sobre o processo de organização da feira e sobre o monitoramento que garante a comercialização apenas de produtos sem agrotóxicos, mostrando aos assentados que é possível criar novos canais de comercialização”, disse Jânio Oliveira.
 
Outras capacitações
           
Nesta terça-feira (29), outros seis assentamentos participarão de uma oficina de confecção de telas na Comunidade Santa Cruz, em São Vicente do Seridó; e, nos dias 30 e 31, cinco assentamentos serão capacitados no beneficiamento de frutas no município de Areia.