Novidade para a suinocultura mineira: a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) apresentou para os produtores da região o projeto Bolsa de Suínos do Interior de Minas (BSim), que promete se firmar como uma ferramenta de processamento de informações para o mercado de suínos do interior mineiro. A reunião de apresentação foi na tarde de segunda-feira (11/9), no Espaço Interagir – Ponte Nova/MG, e contou com a presença de dezenas de associados.
Segundo Alvimar Jalles, profissional responsável pelo desenvolvimento do projeto, esse encontro foi para explicar a metodologia a ser utilizada nesta nova ferramenta, capaz de fazer a formação de preços semanal do produto de modo técnico, racional e participativo. “Vai funcionar com pesquisa de informações para balizar e ser usada de fato na reunião semanal da BSim”, explica Jalles.
As reuniões da BSim serão todas as quintas-feiras da semana, sendo a primeira no dia 14/9, às 16h30, na sede da Assuvap, com a presença em peso da classe e a participação dos representantes de frigoríficos da região. “Sabemos aonde queremos chegar”, diz Jalles, “mas ainda estamos iniciando o caminho. O mercado é dinâmico e o processamento de informações será diário. É muito importante a presença dos suinocultores nas reuniões para verem de perto o que está sendo feito”, completa.
Para Fernando Araújo, presidente da Assuvap, “a associação é uma gestora de boas ideias”, e a criação da BSim é um novo projeto que condiz com o dever de representar os suinocultores, defender os interesses comuns e prover soluções. “É partir de sua nobre missão que a Assuvap deu origem a nossa cooperativa (Coosuiponte), em 1998, e ao Frigorífico Saudali, em 2000. Agora, nos mobilizamos para o lançamento da Bolsa de Suínos do Interior de Minas, que a partir da próxima quinta-feira (14) se fará presente na rotina de todos os produtores de Minas Gerais na formação do preço de nosso produto”, diz Araújo.