A Astral Foods, maior produtora de aves da África do Sul, inaugura um novo abatedouro nesta quarta-feira e projeta registro de lucro anual para o ano fiscal encerrado em 30 de setembro, após o prejuízo registrado no ano anterior devido a cortes de energia e ao maior surto de Influenza Aviária no país.
Em comunicado ao mercado, a Astral prevê que o lucro por ação ficará entre 18,53 e 19,85 rands (aproximadamente US$ 1,05 a US$ 1,12), em contraste com uma perda de 13,24 rands por ação no ano anterior, o primeiro prejuízo em 24 anos de operações.
A África do Sul sofreu, em 2023, o mais grave surto de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP), que resultou na perda de quase 10 milhões de galinhas, ou um terço do rebanho nacional. Além disso, o país sofreu com extensos cortes de energia devido a falhas em suas usinas de carvão, o que pressionou os custos do setor.
Desde março de 2024, com a contenção da gripe aviária e a melhoria no desempenho das usinas de energia, o país registrou mais de 200 dias sem interrupções de fornecimento. A Astral Foods divulgará seus resultados anuais em 18 de novembro.