Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Aumento em oferta de ovos galados pressiona cotações de ovos comerciais

Segundo análise do Cepea, os ovos galados têm menor vida útil que os comerciais, sendo ofertados a preços inferiores e dificultando as negociações dos ovos usualmente comercializados

Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.
Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.

De acordo com a análise semanal do Cepea, a redução da procura por ovos, típica em final de mês, e a maior oferta de galados no mercado têm pressionado as cotações dos ovos comerciais em todas as regiões acompanhadas.

Segundo os pesquisadores, com o recente anúncio da União Europeia indicando o descredenciamento de cerca de 20 frigoríficos brasileiros autorizados a enviar carne de frango aos países do bloco, agentes do setor de avicultura de corte passaram a descartar os ovos férteis que seriam alocados à produção de aves de corte, no intuito de equilibrar a atual sobre oferta da proteína e de animais para abate.

De acordo com agentes do setor, ovos galados têm menor vida útil que os comerciais e, por isso, são ofertados a preços inferiores, aumentando a concorrência e dificultando as negociações dos ovos usualmente comercializados, informou a publicação. Neste mês (até o dia 26), o preço do ovo tipo extra, branco, colocado na Grande São Paulo teve média de R$ 85,96 por caixa com 30 dúzias, desvalorização de expressivos 15% frente à média do mesmo período do mês passado, informaram os dados do Cepea.