[quotes_menu]

Economia

Avicultura ajuda comunidade no MT

Agricultura e Abastecimento de Cuiabá apóia Projeto de Avicultura na Comunidade Sucuri.

Avicultura ajuda comunidade no MT

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), através da diretoria de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá estão se reunindo semanalmente com os pequenos produtores da Comunidade Sucuri.

Nestas reuniões os técnicos de agricultura estão orientando um grupo de 10 pequenos produtores sobre como criar frango semi caipira, um projeto que vem sendo desenvolvido pela SMTDE, desde 2009.

De acordo com secretário da pasta, Elismar Bezerra, o fruto desse trabalho com os pequenos produtores de Cuiabá, no incentivo e apoio a criação do frango semi caipira, em breve já estará pronto o primeiro mini abatedouro de frango, no Cinturão Verde – Pedra 90, Comunidade Rural que recebeu toda orientação técnica e apoio, ao desenvolvimento do projeto de criação do frango semi caipira.

“O frango semi caipira é chamado também de frango de pasto, caipira, semi confinado, semi intensivo ou natural, criado no campo, demora em média 45 dias para ser abatido. Em compensação, o seu preço é o dobro do valor do frango de granja. Como a criação desse tipo de ave não exige investimento alto, a atividade já é considerada uma excelente alternativa econômica para os pequenos proprietários rurais e a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico cumprindo seu papel de promover melhores condições de vida, vem desenvolvendo juntos as Comunidades rurais, o projeto de criação desse produto”, explicou.

No projeto desenvolvido pela SMTDE, a proposta é dar todo suporte técnico e apoio logístico aos produtores, como também orientar na criação de uma linhagens que possa ser reprodutora e as aves selecionadas para dupla aptidão: postura, com capacidade para produzir cerca de 240 ovos/ano – e corte, com finalidades de substituir, aos poucos, as galinhas caipiras tradicionais, que não atingem esses índices de produtividade.