Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura do PR comemora aumento das exportações

A estratégia de busca por novos mercados adotada pelo setor avícola paranaense está dando certo.

Redação AI 03/06/2003 – A estratégia de busca por novos mercados adotada pelo setor avícola paranaense está dando certo. Pelo quarto mês consecutivo, as exportações do Estado apresentam crescimento superior à média do País com relação ao mesmo mês do ano passado.

Em abril, o frango in natura exportado pelas indústrias paranaenses gerou divisas de US$ 34,3 milhões, indicando aumento de 57,3%. No mesmo período, as vendas externas do Brasil aumentaram 30,6%. Em volume, o frango comercializado no mercado internacional pelo Paraná teve incremento de 57,8%.

Comparando os primeiros quadrimestres de 2002 e 2003, o crescimento é de 83,3%, pois, nos primeiros quatro meses deste ano, o Estado embarcou 167,4 mil toneladas de frango. Isso representou 26,5% do total nacional (628,2 mil toneladas), que cresceu 47,7% em relação ao ano anterior.

Em Santa Catarina, que lidera as exportações, o incremento foi de 30% e no Rio Grande do Sul, de 40,9%. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex/MDIC).

Domingos Martins, presidente do Sindicato das Indústrias Avícolas do Paraná (Sindiavipar), explicou que o crescimento é progressivo porque o setor está buscando novos mercados. ””A China, que tem uma população de um bilhão de pessoas, já é o maior importador””, comentou. Ele acredita, ainda, que o Paraná deve se tornar o maior exportador brasileiro. ””Se somos os maiores produtores, é natural que sejamos os maiores exportadores””, justificou.