A avicultura do estado do Paraná vai fechar o ano de 2009 com um saldo positivo nas exportações de carne de frango. O total de volume embarcado em novembro foi de 67.293.742 quilos, superando em 14% o registrado no mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2009, o volume de carne exportada entre os meses de janeiro e novembro cresceu 2% em relação ao mesmo período de 2008. Com isso, segundo as estimativas do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), o setor deve terminar o ano mantendo o volume de exportação do ano passado e prevendo um crescimento de até 10% para 2010. Outra notícia positiva foi a recuperação do faturamento alcançado com a venda de carne de frango ao exterior. No mês de novembro as empresas faturaram 110.828.393 de dólares, 6% a mais que no mesmo mês do ano passado. O desempenho do mês de novembro revela um aumento na cotação da carne de frango paranaense no mercado internacional, o que sinaliza uma tendência de recuperação nos preços para 2010.
Segundo dados divulgados pelo Sindiavipar, o acumulado das exportações até novembro deste ano chegaram a 874.229.166 quilos de carne de frango, contra os 849.997.611 quilos comercializados até novembro de 2008. O desempenho da indústria avícola no estado durante o ano de 2009 rendeu ao setor 1.342.221.447 dólares.
Para 2010, as expectativas do setor são de manutenção no volume das exportações e da tendência de crescimento do preço pago pela carne paranaense no exterior. A valorização do produto no mercado internacional e o aquecimento do mercado interno são fatores que incentivam o setor a fazer projeções favoráveis. “Nós acreditamos na recuperação dos preços internacionais. 2010 será um ano bom para toda a economia, não só para a avicultura. Eu entendo que as políticas de preservação de salários vão manter o consumo interno aquecido”, explica Domingos Martins, presidente da Sindiavipar.
Faturamento da indústria avícola com as exportações apresenta recuperação em novembro
Além do crescimento em volume de exportações, o setor avícola comemora também a retomada dos preços no cenário externo. No primeiro semestre, devido à crise econômica mundial, o segmento optou em renegociar os contratos com o mercado internacional, cumprindo os contratos em volume e revendo os valores pagos pelo quilo do produto. Durante o primeiro semestre de 2009, a média do preço pago pela tonelada de carne foi de 1430 dólares. No segundo semestre, o preço médio se recuperou e chegou a 1710 dólares por tonelada. Já, em novembro, a tonelada da carne de frango foi comercializada, em média, a 1650 dólares, 14% maior que o preço pago em outubro (1590 dólares). “Nos últimos meses, houve uma recuperação de no mínimo dez centavos de dólar o quilo. Existe uma tendência forte de recuperação dos preços internacionais, pois o frango é a fonte de proteína animal mais barata do mundo”, enfatiza Domingos Martins.
Queda Sazonal
No comparativo mês a mês em volume exportado, novembro registrou o menor desempenho de exportação, com 67.293.472 quilos. Um fato sazonal, segundo explica o presidente do Sindiavipar. Historicamente, o volume das exportações de carne de frango apresenta uma ligeira queda no mês de novembro. Martins explica que a grande quantidade de feriados nacionais e internacionais, aliados ao inverno no hemisfério norte, interferem no fluxo de produtos comercializados. “Novembro tem mais feriados e é um mês menor. Quando se fala em exportação, é muito importante pensar em dias úteis” esclarece. No entanto, mesmo com a queda na quantidade da carne exportada em novembro, as indústrias faturaram mais com o comércio internacional do produto. Isso se deve ao aumento do preço pago pelo produto no exterior.