Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Previsões

Avicultura em foco

Presidente da Abef não é muito otimista em relação ao desempenho das exportações do setor em 2010 e arrisca crescimento de 5%.

Avicultura em foco

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra não é muito otimista em relação ao desempenho das exportações do setor em 2010. Em 2009, elas repetiram quase o mesmo volume de 2008, atingindo 3,6 milhões de toneladas, ou menos 0,29%, mas registraram queda de 16,3% em receitas. Ele arrisca uma projeção de crescimento de no máximo 5% devido à situação atual do câmbio, que não deve mudar. Mas não vê maiores problemas no custo de produção, já que tanto a soja como o milho, que compõem 97% da ração de frangos e suínos, prometem supersafras em nível mundial.

Pés de frango

Embora a grande novidade na exportação de frangos em 2009 tenha sido a estreia do Brasil no mercado chinês, com uma partida inicial de 25 mil toneladas, com destaque para os pés de frango, coxas e sobrecoxas, que são sua preferência, o fato não deve gerar ilusão. A China já é o segundo produtor mundial de frangos.