Com o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) paranaense, (0,808), e com participação de quase 5% no Valor Bruto de Produção do Estado (VPB), Maringá tem entre seus principais geradores de renda a avicultura. Entre 2009 e 2012 a participação do frango de corte no VPB do município passou de R$ 10,7 milhões para R$ 20,9 milhões, passando a representar assim 15% do índice municipal calculado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB).
O frango de corte tem se consolidado entre os principais motores do desenvolvimento não apenas do município, mas do estado como um todo. O Paraná é o principal produtor e exportador de carne de frango do país e a avicultura gera 660 mil empregos diretos e indiretos e envolve 18,9 mil produtores em regiões rurais do interior do Estado. Apenas em Maringá, a capacidade de alojamento de frango de corte subiu de 500 mil para 608 mil em três anos.
“O segmento agroindustrial da avicultura brasileira vem ganhando destaque pela sua constante evolução, modernização de máquinas, implementos e monitoramento, baixo risco para o produtor e geração de empregos e renda. Em Maringá e região não é diferente, com uma organização a nível mundial, o sistema integrado de produção ganha destaque, proporcionando uma série de vantagens para o produtor e movimentando a economia do município”, diz Valter Viana, Secretário do Desenvolvimento Econômico do município de Maringá.
Segundo maior polo produtivo de frango do Estado, concentrando 21,46% da produção, o município abriga uma indústria avícola do Grupo GTFoods, que atua no município com a marca Frangos Canção desde 1992, e é exemplo desse crescimento. Fundada há 22 anos, a empresa emprega mais de 6,5 mil funcionários em 10 unidades industriais. Apenas a unidade instalada no município apresentou crescimento de 72% em capacidade produtiva, passando de 93 mil em 2012 para 160 mil em 2014. A evolução continua a passos largos e a projeção de aumento de produção, faturamento e contratações é otimista.
Emprego
“Não é a toa que mais da metade das vagas ofertadas semanalmente na cidade costuma ser para auxiliar de linha de produção, cargo que se enquadra no quadro de colaboradores que atuam com a industrialização de frango”, relata Rogério Gonçalves, diretor administrativo do Grupo GTFoods. Na última semana de maio, por exemplo, das 705 vagas de emprego anunciadas pela Agência do Trabalhador de Maringá, 378 eram para esse cargo.
No caso do Grupo GTFoods, a divulgação de vagas é constante tanto para reposição quanto para novos postos que estão abertos visando expansão da produção. Somente para este ano a indústria planeja fazer 1000 novas contratações para todas as unidades da empresa. Já até 2015, serão 2.400 novos postos de trabalho preenchidos. Com isso, o objetivo é ainda esse ano, produzir 30 mil aves a mais por dia, passando de um abate diário de 480 mil para 510 mil aves. Em relação ao faturamento, a meta é crescer 30% em relação a 2013, alcançando assim R$1,6 bilhão em receita bruta em 2014 e R$2,2 bilhões em 2015.
“Para atingir essa meta, diversas adaptações e ampliações estão sendo executadas desde 2012. Até o final de 2016 teremos investido apenas na unidade de Maringá mais de R$ 22 milhões”, destaca Ciliomar Tortola, diretor administrativo do GTFoods.
Empreendimento
O Grupo GTFoods é uma das dez maiores exportadoras de frango do país, segundo ranking da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com 1,3% dos embarques nacionais. Além da Mister Frango, é composto pelas marcas Frangos Canção, Gold Frango, Bellaves e Canção Alimentos.
“Para nós os produtores integrados são verdadeiros parceiros das indústrias avícolas e fazem parte desse sucesso. O investimento na produção de aves é sinônimo de lucro garantido e quem investe na avicultura paranaense não se arrepende Aqui nascemos e aqui vamos permanecer, sempre reforçando nossa estrutura para melhor atender colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes”, ressalta Gonçalves.