Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Apoio

Avicultura gaúcha pede apoio do governo

Setor avícola no Rio Grande do Sul quer a criação de política de incentivo e isonomia fiscal, a ampliação da produção de milho, o reforço na fiscalização sanitária e a modernização dos aviários.

O setor avícola apresentou ontem ao governo gaúcho uma lista de medidas para apoio ao setor. O pedido inclui a criação de política de incentivo e isonomia fiscal; ampliação da produção de milho; reforço na fiscalização sanitária; linha de capital de giro, e crédito para adequação à instrução normativa (IN) 56 e modernização dos aviários. As demandas foram apresentadas pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) às secretarias da Agricultura, da Fazenda e do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), e para Banrisul, BRDE e CaixaRS.

Segundo o secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, a isonomia tributária é fundamental para que os produtores gaúchos tenham competitividade frente aos demais estados. “Precisamos de equiparação porque estamos perdendo espaço no mercado interno e externo para estados que têm mais incentivos.” O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, disse que as medidas serão avaliadas e, dentro de 30 dias, haverá nova reunião. “Cada agente do governo terá tempo para estudar a viabilidade das ações”.