Redação AI (31/08/2006) A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) e a União Brasileira de Avicultura (UBA) divulgaram hoje (31/08) um manifesto contra o protecionismo comercial na União Européia (UE). O documento ressalta a indignação do setor avícola brasileiro contra a decisão dos europeus de limitar as importações de produtos industrializados de carne de aves, os quais possuem maior valor agregado, o que pode ocorrer já a partir de setembro. O manifesto chega a intitular a medida com um “regresso ao colonialismo”.
De acordo com o documento, os exportadores nacionais já pagam aproximadamente 1.450 Euros de tarifa extra-cota e salvaguardas agrícolas por tonelada de carne de frango in natura exportado. “Isto para garantir um acesso de apenas uma parte do restrito mercado importador europeu (5% do consumo interno)”, ressalta o manifesto.
O setor avícola brasileiro afirma ainda que se a UE quer praticar o livre comércio pregado em seus discursos oficiais deveria repensar o protecionismo dado a seu setor avícola. “Se realmente quer contribuir para o desenvolvimento, redução das desigualdades e integração comercial das nações emergentes, chegou o momento de comprovar suas intenções. A decisão de aplicar tais medidas protecionistas poderá prejudicar, de forma irreversível, qualquer progresso futuro tanto nas negociações comerciais entre União Européia e Mercosul quanto nas negociações da Rodada de Doha”, enfatiza o comunicado.
Leia o Manifesto na íntegra, assinado pelas entidades e representantes listados abaixo.
ABEF Ricardo Gonçalves
AVIPE – Sr. Antonio Cunha Araújo
APINCO – Jose Flavio Neves Mohallen
SADIA – Gilberto Tomazzoni
ACAV/SC – Ronaldo Muller
ASGAV – Aristides Vogt
AURORA José Zeferino Pedrozo
APA – Erico Pozzer
SINDIAVIPAR Domingos Martins
ACEAV Jose Alberto Bessa Junior
AVES/ES – Antonio Venturini
GRANJA ALVORADA – Luis Bossi
AVIMIG – Tarcisio Franco do Amaral
COBB-VANTRESS Jairo Arenazio
SEARA – Clever Pirola Avila
AVIMA Marcos Antonio de A. Ferreira
GSI/AGROMARAU – Alexandre Santin
SUPER FRANGO – José Carlos de Souza
FRANGO SERTANEJO – Umar Said Buchalla
HYLINE DO BRASIL – Rogério Belzer
FACTA – Edir Nepomuceno
ACAB Adair Ribeiro JR
AGROCERES – Ivan Luandos
AGA – Uacir Bernardes
FACTA Ariel Mendes
UBA Zoé Silveira DÁvila
FRANGOESTE Pedro Scaggion
ASA ALIMENTOS Aroldo Silva Amorim Filho