A secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, esteve na última sexta-feira (13) em Selvíria, acompanhada do superintendente federal de agricultura no Mato Grosso do Sul Orlando Baez, para uma reunião de trabalho com pequenos produtores, representantes do frigorífico Frango Ouro e da empresa All Plant, além do prefeito José Dodô da Rocha, o secretário de agricultura e pecuária do município, Valmiro Alves Fermino e demais autoridades locais.
De acordo com o prefeito José Dodô, “Selvíria é um ponto estratégico para o desenvolvimento da região e queremos ser parceiros de todos que acreditam no potencial do nosso município”.
O consultor de vendas da All Plant , Anderson Antônio Zafra, falou a respeito do mercado e das boas perspectivas de negócio para o setor da citricultura. Zafra ressaltou o potencial da região para a produção de laranja. “Aqui se produz fruta de qualidade sem igual em todo o Brasil”. Ele também afirmou que o greening (praga que afeta plantas cítricas) está dizimando a citricultura paulista e fazendo os produtores procurarem novas opções para a plantação.
A área cultivada com citrus no Estado, na safra 2009/2010, chegou a 857 hectares segundo dados do Serviço de Sanidade Vegetal da SFA/MS. A citricultura é mais expressiva nos municípios de Três Lagoas e Aparecida do Taboado, contendo respectivamente 110 e 450 hectares plantados.
Em seguida o gerente de unidade da empresa Frango Ouro, Luciano José Ríspoli, apresentou o sistema de trabalho do grupo e o plano estratégico de parceria entre avicultores e a empresa. Ríspoli demonstrou a viabilidade da avicultura e despertou o interesse dos pequenos produtores, principalmente de assentamentos da região, presentes a reunião.
A secretária da Seprotur, Tereza Cristina, fez uma pequena palestra , apresentando os projetos de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e as possibilidades de financiamento para os produtores, principalmente por meio do FCO. Tereza ressaltou a importância da capacitação para o sucesso do empreendimento. “Nossa economia está se diversificando, o governador André Puccinelli está investindo na melhoria da infraestrutura e da logística do Estado para melhorar a nossa competitividade”. A secretária garantiu, também, que linhas de crédito não serão empecilho para o setor, uma vez que existe recursos disponíveis através do FCO.