Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Avicultura pede milho

Indústria avícola solicita leilões de comercialização para baratear o custo do milho destinado à ração ao presidente da Conab.

Avicultura pede milho

A solicitação de mecanismos de comercialização para baratear o custo do milho destinado à ração pela indústria avícola gaúcha chega ao presidente da Conab, Alexandre Magno de Aguiar, em Brasília, amanhã. Na audiência, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), que representa os interesses de 18 frigoríficos integradores de 10,5 mil famílias produtoras de aves, reivindicará leilões imediatos de Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) para compra de 600 mil a 700 mil toneladas de outros estados. Por meio do PEP, o governo subsidia o frete da operação.

O secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, argumenta que o Estado é prejudicado com a promoção de leilões deste tipo somente em estados concorrentes. E sustenta que as empresas estão trazendo milho de fora porque apesar de o Estado ter colhido o suficiente para atender à demanda industrial na safra 2009/2010, parte da produção está estocada. Este fato, segundo o empresário, teria encarecido a matéria-prima gaúcha.