Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião

Avicutura gaúcha em foco

Representantes da Asgav/Sipargs apresentam preocupações do setor avícola do Rio Grande do Sul ao Mapa em Brasília (DF).

Já no início de sua gestão o Presidente da Asgav, Nestor Freiberger, o Vice Presidente Pedro Luiz Utzig, e o Diretor Executivo da Asgav/Sipargs Eduardo Santos, estiveram em Brasília nos dias 09 e 10 do corrente, onde na ocasião levaram algumas preocupações do setor avícola do Rio Grande do Sul.
   
O primeiro compromisso, ontem 10  de maio, foi uma audiência com Ministro da Agricultura  Wagner Rossi, onde na ocasião foi apresentado o novo presidente da Asgav e Sipargs e tratado  em especial o assunto mercado de milho no Rio Grande do Sul.
   
Na ocasião os representantes da Asgav apresentaram ao ministro a situação da Avicultura gaúcha e solicitaram o auxílio do Ministério da Agricultura para regular o mercado do milho no Rio Grande do Sul.
   
O Ministro da Agricultura pediu aos representantes do setor quais seriam as medidas urgentes que poderiam auxiliar o setor e que estas seriam avaliadas e trabalhadas com prioridade pelo Mapa.
   
O Presidente da Asgav apresentou documento ao Ministro, onde uma das sugestões seria a liberação da importação de Milho da Argentina, procedimento este já autorizado em Pernambuco e outra alternativa que a Asgav encaminhou foi a possível disponibilidade de PEP –  Prêmio para Escoamento do Produto, que no caso do RS,  amenizaria o custo de aquisição do grão, devido ao alto preço dos fretes.
   

Outros assuntos que foram levados ao Ministro foi sobre um documento que a entidade encaminhou à cerca de dois meses, contendo sugestões para o Plano Agrícola 2011 e 2012,  sugestões  estas que atendem o setor de frango de corte e postura comercial.
   
O Diretor do Dipoa,  Dr.Luis Carlos de Oliveira, também recebeu os representantes da Asgav, onde na ocasião foram tratados assuntos atinentes à área de inspeção no setor de frango de corte e postura.
   
Outros encontros que os representantes da Asgav tiveram, além do Ministro da Agricultura,  foram reuniões  com parlamentares da Bancada Gaúcha na Câmara Federal,  tratando assuntos relacionadas a legislação de PIS/Cofins.
   
Representantes da Asgav também tiveram uma reunião importante no Senado Federal com o Senador Paulo Paim,  levando as preocupações do setor em relação ao milho e carga tributária no Estado.
  
“O Estado do Rio Grande do Sul, precisa voltar a ser competitivo e precisamos que o governo atual renove o decreto que reduz a carga tributária interna, e também avalie com urgência o pedido de isonomia fiscal que o setor já encaminhou à Secretaria da Fazenda” disse Nestor Freiberger –  Presidente da Asgav/Sipargs.
   
O Senador Paulo Paim, se colou a disposição do setor  e irá interagir junto ao Ministro da Agricultura e  Secretaria da Fazenda do RS, pedindo atenção especial ao setor avícola gaúcho, além de se pronuciar no Senado Federal sobre os pedidos do setor.
   
“Caso não tenhamos a renovação do incentivo,  isonomia fiscal e regulação do mercado de milho, muitas agroindústrias do setor de frango de corte e postura  terão que rever e baixar seus custos, priorizando redução de turnos e automaticamente enxugamento no quadro de trabalhadores” alertou: Nestor Freiberger, presidente da Asgav/Sipargs.