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Avipal de olho na Europa e no Japão

Agroindústria pretende retomar as exportações de carne de frango para a UE, especialmente Alemanha, Inglaterra e Holanda, e também começar os embarques para o Japão em 2005.

Redação AI 29/07/2004 – 06h36 – A Avipal pretende retomar as exportações de carne de frango para a Europa, especialmente Alemanha, Inglaterra e Holanda, e também começar os embarques para o Japão em 2005. As operações começarão após a conclusão, prevista para o fim deste ano, de um programa de investimentos em modernização e instalação de novas linhas na unidade de Dourados (MS), que irá produzir os cortes destinados a esses mercados, segundo o gestor comercial da companhia, José Carlos Aguilera.

A empresa estuda ainda oportunidades de exportar lácteos (leite em pó, condensado e concentrado) da divisão Elegê. Neste caso, o destino tende a ser a África, onde a produção brasileira ganha competitividade à medida em caem os subsídios concedidos aos europeus, explicou o executivo. No primeiro semestre, o segmento gerou receita bruta de R$ 478,8 milhões, ou 42,2% do total, apenas no mercado interno.

Na linha de carnes, 60% das exportações da empresa, focadas hoje no Oriente Médio, África e Rússia, são de frangos inteiros e com os novos mercados, a intenção é abrir espaço para linhas de maior valor agregado. No primeiro semestre, as exportações de frango cresceram 32,1% sobre igual período de 2003, para R$ 219 milhões.

A Europa não é um terreno desconhecido para a Avipal, que vendeu para o continente em 2003, quando ainda arrendava as instalações da Minuano Alimentos. Para 2005, embora os embarques ainda não devam ser “significativos”, eles vão complementar as exportações de outras linhas. “A Rússia importa coxas e a Europa, carne de peito”, diz Aguilera.

Conforme o diretor de relações com investidores Francisco De Ávila, Dourados irá absorver a maior parte dos investimentos de R$ 50 milhões programados para 2004. A unidade responde por pouco mais de 20% da capacidade de abate da empresa, de 700 mil aves/dia, e até agora atendia o mercado interno, mas com as mudanças passará a destinar até 80% de sua produção às exportações.

A empresa também está reformulando os sistemas de distribuição e armazenagem e conseguiu reduzir as despesas com vendas de 18,9% da receita líquida de R$ 779,4 milhões no primeiro semestre de 2003 para 15,5% dos R$ 959,7 milhões deste ano. No período, a Avipal lucrou R$ 25,3 milhões, ante R$ 2,9 milhões em igual intervalo de 2003.