O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), anunciou nesta terça-feira (2/7) que a bancada ruralista está empenhada em incluir as proteínas animais na lista de itens da cesta básica que serão desonerados pela reforma tributária. Segundo Lupion, o grupo de trabalho da Câmara Federal já sinalizou concordância com essa proposta.
“Já existe um consenso no grupo de trabalho para incluir carnes na reforma tributária. A decisão final cabe a eles, mas, se for aprovada, será extremamente positivo”, afirmou Lupion durante coletiva de imprensa após a reunião da FPA.
Lupion informou que novas reuniões serão realizadas com membros do grupo de trabalho para ajustar o texto e evitar possíveis reações negativas futuras. “Estamos trabalhando para que o relatório já inclua nossos pedidos desde o início, evitando a necessidade de correções posteriores”, explicou.
O deputado também manifestou preocupação com o tratamento dado ao cooperativismo no projeto de lei complementar do governo sobre a reforma tributária. Outros pontos ainda não resolvidos incluem o regime de impostos sobre insumos agropecuários e a tributação dos produtores.