Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, destinado a agricultura familiar, foi lançado pela Prefeitura de Barreiras em parceria com o Banco do Nordeste. Projeto de avicultura será o primeiro financiamento realizado pelo fundo, que prevê investimento futuros na piscicultura e cadeias de leite.
Na quinta-feira, 25, a prefeita Jusmari Oliveira, vereadores, representantes do Centro das Indústrias do Oeste da Bahia – CIOB, da empresa Frango de Ouro e do Banco do Nordeste, oficializaram o primeiro projeto destinado à agricultura familiar, balizado pelo Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Econômico.
Criado para estimular a economia do município com o apoio financeiro a atividades alternativas, o fundo municipal busca beneficiar principalmente a agricultura familiar. O convênio firmado entre prefeitura e empresas tem a meta de desenvolver a avicultura da região, atividade ainda pouco explorada. A parceria garantirá aos pequenos produtores capital de giro que viabilize o aumento da produção e, consequentemente, a melhoria da renda. “A avicultura tem retornos econômicos muito favoráveis para Barreiras. O projeto propõe transformar o Oeste em um grande pólo de avicultura”, declarou o presidente da CIOB, Pedro Tassi.
A proposta de desenvolvimento da avicultura é a primeira balizada pelo fundo de aval. O investimento inicial na atividade será de 300 mil reais, o que possibilitará a geração de cerca de 800 empregos diretos. Após a aprovação do produtor no financiamento, cursos de manejo e reprodução serão oferecidos nas salas de capacitação. Todo o suporte necessário para o início da criação será oferecido pela Prefeitura de Barreiras e pela empresa Frango de Ouro, que também fará o abate das aves. A renda mínima resultante do investimento é de cerca de R$1.800 por mês para cada avicultor.
“Este é o inicio de uma economia diversificada em Barreiras. A prefeitura prima pelo desenvolvimento do pequeno produtor local e está será a primeira ação realizada pelo Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Econômico”, declarou a prefeita Jusmari Oliveira.