Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Batalha continua

<p>UE recorre na OMC contra a decisão sobre frango salgado.</p>

Redação AI 16/06/2005 – A União Européia apelou da decisão da OMC (Organização Mundial de Comércio) favorável ao Brasil e à Tailândia no caso do frango salgado. Os dois países questionaram, na OMC, a mudança das regras de classificação do produto pela UE, o que elevou a tarifa de importação de 15,4% para 70%, e tiveram parecer favorável do órgão.

De acordo com Cláudio Martins, diretor da Abef (reúne exportadores de frango), a apelação já era esperada. Ele disse que o parecer da OMC sobre a apelação deve ser conhecido em 60 dias. Segundo o executivo , os exportadores estão confiantes de que a decisão favorável ao Brasil será mantida.

Em outro caso envolvendo a avicultura brasileira, autoridades de defesa sanitária do Japão informaram ao governo federal o embargo parcial à entrada de aves da região de Jaraguari (MS), onde foi identificado um vírus não-patogênico da doença de Newcastle, em maio.

Segundo o diretor de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Jorge Caetano, o Japão proibiu a entrada de aves e ovos produzidos em aviários num raio de 50 km de distância da granja onde foi identificado o vírus. Ele disse que a medida japonesa pode ser entendida como “positiva” porque não embarga totalmente o produto brasileiro. “Eles apenas restringiram a entrada de aves de uma pequena região. Nem sequer foi do estado inteiro”, disse. No fim de maio, 17 mil aves foram sacrificadas em razão de problemas respiratórios em frangos em Jaraguari.