A Bayer confirmou nesta quarta-feira, (07/03), que está em conversas exclusivas com a Basf para venda do negócio de sementes, na expectativa de que a transação colabore para que a compra da norte-americana Monsanto seja aprovada pelo órgão regulador europeu. “Por meio deste e outros movimentos relacionados, a Bayer está confiante que responderá plenamente a todas as preocupações da Comissão Europeia”, disse a empresa em nota. A decisão da comissão está prevista para 5 de abril.
As empresas de insumos da Bayer que estão sendo alienadas incluem o negócio global de sementes de algodão (excluindo Índia e África do Sul), a unidade de canola na América do Norte e Europa, além do negócio de sementes de soja. Os valores envolvidos nesta operação não foram divulgados.
A Bayer apenas destacou que todas as vendas e licenças estarão sujeitas a um encerramento bem-sucedido da operação de aquisição da Monsanto.
Em outubro de 2017, a Bayer já havia concordado em vender empresas da Divisão Crop Science para a Basf por 5,9 bilhões de euros (US$ 7,3 bilhões) com o objetivo de atender as exigências de órgãos reguladores.
“A Bayer está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades do mundo para concluir com sucesso a transação da Monsanto no segundo trimestre de 2018”, projetou a companhia.