Nos primeiros dois meses da Safra atual, o Banco do Brasil já liberou R$ 89 milhões no estado de São Paulo, por meio do crédito ABC – Agricultura de Baixo Carbono. Na Safra anterior, de 2011 a 2012, o desembolso foi de R$ 294 milhões.
A divulgação do BB em conjunto com as entidades rurais tem auxiliado no conhecimento e na adesão dos produtores ao Programa ABC. Já foram realizados cerca de 50 eventos do estado de São Paulo e vários estão programados para acontecer em diversos municípios até o final do ano. Nesses eventos, são divulgadas as condições da linha e as especificações dos projetos e, em alguns casos, os produtores podem visitar áreas-modelo para conhecer as técnicas empregadas.
Além de oferecer a linha de crédito, o Programa ABC incentiva a adoção de tecnologias e práticas de plantio sustentáveis que preservam recursos naturais e recuperam áreas degradadas.
Os produtores devem apresentar projeto que pode ser elaborado em parceria com técnicos das secretarias de agriculturas e entidades rurais, além de contar com as orientações dos técnicos do BB, responsáveis pela aprovação dos recursos.
A linha oferece juros de 5,5% ao ano, até 15 anos de prazo e financia 100% o valor do investimento.