Os problemas de demora na liberação de crédito para a agropecuária, comuns nas últimas safras, não deverão ocorrer no ciclo 2009/10 no Banco do Brasil (BB), financiador tradicional do setor. A avaliação é do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que participou ontem (7/7) de um encontro com os gerentes do agronegócio da instituição.
“Aquela preocupação que nós tínhamos de que o governo toma as decisões e leva tempo para chegar à ponta, neste momento, isso não vai acontecer. O Banco do Brasil está preparado e já está, inclusive, contratando (operações de crédito)”, disse Stephanes.
O ministro disse que as instruções passadas aos gerentes, assim como o treinamento deles, que normalmente era feito em agosto, foram antecipadas para o início de julho, o que dará mais rapidez ao processo. Stephanes também ressaltou a alteração da classificação de risco dos produtores, que deve incluir cerca de 100 mil que estavam impossibilitados de tomar empréstimos para a atividade rural.
“Estas questões são muito positivas, muito importantes e temos uma confiança muito boa em termos do que vai acontecer com a próxima safra”, afirmou Stephanes.