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Belo desempenho

Exportações do setor agropecuário crescem 31,8% no RS em 2003.

Da Redação 01/03/2004 – 04h55-  As exportações do setor agropecuário gaúcho cresceram 31,8% em 2003, atingindo um total de US$ 3,9 bilhões, o equivalente a 49% das exportações totais do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, dia 27, pelo economista Martinho Roberto Lazzari, do Núcleo de Estudos Agrários da Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Segundo o economista da FEE, a soja vem se tornando o grande produto de exportação e que os produtos do complexo (grão, farelo e óleo) representaram mais de 18% das exportações totais do Estado em 2003, com crescimento de 65% nos valores exportados.

“Desses três produtos, a soja em grão foi o produto que apresentou o melhor desempenho, com crescimento de 141,2%. Só a China, por exemplo, comprou mais que o dobro do ano passado, sendo a responsável por quase 60% das vendas externas do produto gaúcho”, disse.

Martinho Lazzari informou ainda que as exportações de carnes do Rio Grande do Sul cresceram 45,6% em 2003 em relação a 2002, ainda dominadas pelas vendas de carne de frango, que chegaram a representar 70% do total, com um crescimento de 39% em relação ao ano anterior.

A carne bovina foi a que apresentou maior crescimento, com uma taxa de 78%, seguida pela suína, com 58%. Além dos couros, que continuaram como importante produto na pauta gaúcha, com um crescimento de 11,4%, o fumo manteve, individualmente, sua posição de principal produto de exportação agropecuária, embora tenha apresentado uma taxa de crescimento de 8,7%, abaixo da média dos outros produtos do setor.

A expectativa da FEE é de que a menor safra norte-americana e a forte demanda chinesa devem garantir bons preços e mercado para a soja gaúcha em 2004. Com relação às carnes, lembrou que a gripe avícola na Ásia pode alavancar ainda mais as vendas de carne de frango. Da mesma forma o fumo, que deve colher uma safra recorde, pode apresentar novo crescimento das vendas externas em função da queda de produção dos principais concorrentes.