Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Boa notícia

<p>Mapa confirma suspensão do embargo russo às carnes bovinas e suínas brasileiras.</p>

Portofeliz.com.br (28/11/05) – A Rússia suspendeu, a partir de hoje (28/11), o embargo à importação de carne bovina e suína procedentes dos Estados do Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins, confirmou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Como se recorda, o Governo russo aplicou restrições temporárias às importações de carnes bovina e suína originárias do Pará e Amazonas, e de estados vizinhos, em 20 de setembro de 2004, em decorrência de caso de febre aftosa no município amazonense de Careiro do Várzea.

Em carta dirigida ao Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Alves Maciel, o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia comunica que “considerando a situação segura nos Estados do Pará e Amazonas em relação à febre aftosa nos últimos 12 meses, serão revogadas, a partir de 28 de novembro, as restrições temporárias às importações de carnes bovina e suína procedentes dos estados vizinhos Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Amapá e Roraima”.

O comunicado russo destaca que os embarques de carnes desses estados podem ser efetuados somente de estabelecimentos habilitados a exportar carnes bovina e suína para a Rússia, decisão que beneficia apenas Tocantins e Rondônia, que têm frigoríficos habilitados, desde a semana passada, a exportar para aquele país. Para os Estados de Mato Grosso do Sul, Pará e Amazonas, o embargo russo continua. O Brasil ocupa o primeiro lugar na importação russa de carne bovina e suína e segunda colocação na importação de frango. Entre janeiro e outubro deste ano, as exportações de carne para a Rússia chegaram a US$ 1,4 bilhão.