Última pesquisa sobre a produção de suínos na Inglaterra, publicada pela BPEX, traz otimismo aos produtores, embora situação não seja plenamente satisfatória.
Pesquisa mostra que os custos da suinocultura aumentou 12%, contra um aumento de 24% na União Europeia.
A Grã-Bretanha, agora, pode competir com os outros países da União, enquanto, nos anos anteriores, tinha um custo muito elevado em relação à eles.
A melhoria do custo relativo à produção da Grã-Bretanha aconteceu, em partes, devido ao melhoramento do desempenho físico dos animais. Mas, principalmente, devido à menor taxa de câmbio.
A produção suína do país mostrou melhorias no número de mortalidade pós-desmame, baixando de 7% para 5,6%. A quantidade média de suínos para terminação aumentou pelo quinto ano consecutivo. Em 20,9 leitões/suínos, o desempenho
aumentou 4% em relação ao ano anterior e 11% a mais que em 2004. Essa foi melhoria mais significativa registrada nos últimos 15 anos.
Uma melhoria acentuada também aconteceu no ganho de peso diário de rebanhos, acima de 11%, com quase 757 gramas/dia. Os resultados da suinocultura inglesa aumentam desde 2003, quando a média era 627 gramas/dia. Agora, o número ultrapassa a média da UE.
O analista sênior da economia e autor da pesquisa, Tony Ferreira, afirma “No geral, a produção na Grã-Bretanha deve aumentar mais rápido do que a média da UE, acima dos 75% da média europeia em 2004, para 80% em 2008. O preço dos alimentos também caiu em 2008, mas, devido à desvalorização da libra esterlina, é esperada uma queda de apenas 11%”.
“Esse ano, houve uma desvalorização ainda maior das libras, mas o impacto foi compesando pelo aumento dos preços dos alimentos, mudando pouco a competitividade. Os custos da produção, na Grâ-Bretanha estavam na média de 136,8p/kg, contra uma média de 135,9p/kg. Em agosto de 2009, a média diminuiu para 133,8 p/kg, contra a geral 133,4 p/kg”, afirmou.
“Os produtores agora estão no lucro, embora ainda exista uma grande dívida a ser paga. Uma reviravolta em comparação há 2008, quando se perdia dinheiro a cada suíno vendido”, finaliza.
* Tradução Suinocultura Industrial