Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Bolsa de suínos especializada

Asemg capacita negociadores de sua bolsa suinícola. Curso de 16 horas e 4 módulos teve fim na última quinta-feira (22/07).

Bolsa de suínos especializada

Cerca de 25 pessoas ligadas à Bolsa de Suínos de Minas Gerais finalizaram, no dia 22 de julho, o curso: “Negociação Baseada em Estratégia” ministrado pelo engenheiro e negociador internacional José Carlos Martins Ferreira de Melo e realizado pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg). “A suinocultura vem se tornando um negócio cada dia mais profissional daí a necessidade de fazermos dos negociadores da Bolsa pessoas cada vez mais capacitadas a negociarem valores e consequentemente melhorar a rentabilidade para os produtores”, explicou João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg.  

Durante quatro semanas os participantes do treinamento conheceram mais a respeito de temas como: técnicas de negociação, análise de mercado, entre outros. “A negociação faz parte de todo negócio e com a suinocultura não poderia ser diferente. Creio que após conhecerem um pouco mais a respeito de técnicas e fatores que influenciam o resultado final de uma negociação os participantes deste curso irão demonstrar mais segurança e poder de argumentação ”, pontuou  o professor. 

As atividades tiveram início no dia 01 de junho, durante o evento de lançamento do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura no Estado. O curso foi composto por produtores, representantes de associações regionais e cooperativas. “Desde o ano passado a Asemg vem trabalhando para fortalecer ainda mais a Bolsa de Suínos do Estado. Disponibilizar um curso a seus negociadores foi uma das formas que encontramos para tal. Durante os 4 módulos do curso pudemos observar a melhoria na argumentação e posicionamento, entre outros fatores que são determinantes para uma boa negociação entre os participantes da Bolsa“ explicou  Roberto Coelho, diretor de mercado da Asemg.

Para Marcelo Sanches, gerente comercial da Cooperoeste, a iniciativa foi boa e deve ter continuidade “Adquirir conhecimento é sempre muito importante. Cursos como este, diretamente ligado a nossa área de atuação,  refletem diretamente no nosso cotidiano além de contribuir para uma maior união entre os produtores. Espero que este seja o primeiro de muitos” comentou Sanches.

Muitas são as sugestões de temas e cursos a serem ministrados aos produtores. “Foi uma grande conquista manter os negociadores interessados e presentes em um curso. Sugiro que temas como marketing e inteligência de mercado sejam apontados em outras oportunidades” comentou Dásio Pinheiro, diretor da Asemg e representante da Fazenda São Paulo.

Comprometimento e participação foram as marcas do curso: Negociação Baseada em Estratégia. “Durante o curso os negociadores puderam elucidar suas dúvidas, participar de diversas dinâmicas e conhecer mais sobre as técnicas de algo que já realizamos há tempos” disse José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Asemg e presidente da Bolsa de Suínos de Minas Gerais.

Atendendo às solicitações dos associados, a Asemg já prepara novos cursos a serem ministrados. “O resultado desta ação foi fantástico, pela participação e envolvimento dos produtores com o seu negócio. Em breve daremos início a novas turmas e temas, sempre atendendo às necessidades do nosso associado”  contou Sabrina Cardoso, gerente executiva da Asemg.