Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Brasil ainda aguarda resposta da China para exportar milho

Falta aprovação dos chineses da lista de exportadores enviada pelo Ministério da Agricultura; acordo fitossanitário já foi fechado.

Brasil ainda aguarda resposta da China para exportar milho

O governo brasileiro ainda aguarda resposta da China para dar o sinal verde aos exportadores de milho. A assinatura do acordo fitossanitário entre os dois países em novembro não abriu o mercado aos produtores, que não estão exportando o grão para os asiáticos. Falta a aprovação dos chineses da “lista de exportadores” enviada pelo Ministério da Agricultura.

Segundo uma fonte do Ministério da Agricultura, a lista é a última etapa necessária para colocar em prática o tratado assinado em novembro. O ponto principal já foi fechado — a assinatura do acordo fitossanitário que definiu alguns padrões de qualidade do produto a ser embarcado para a China.

Em seguida, foi enviada a lista de produtores que se encaixavam nos padrões chineses. Falta agora o sinal verde dos asiáticos em relação à lista.

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira, disse que o governo está na “expectativa” de exportar boas quantidades para os chineses. Ele afirmou que o assunto será uma das prioridades da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais. A 15ª reunião ordinária está sendo realizada hoje, em Brasília, no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).