Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil convoca reunião para Doha

<p>Ministros do G-20 de países em desenvolvimento foram convidados a comparecer em Genebra, no dia 15 de novembro.</p>

Redação (30/10/2007)- O Brasil está convocando uma reunião de ministros de países em desenvolvimento no próximo mês, em Genebra, para planejar uma estratégia para a Rodada de Doha de negociações comerciais, disse ontem o embaixador interino do Brasil na Organização Mundial de Comércio (OMC), Paulo Estivallet de Mesquita. Ministros do G-20 de países em desenvolvimento foram convidados a comparecer em Genebra, no dia 15 de novembro. O G-20, que atualmente tem 23 membros, incluindo Brasil, China, Índia e África do Sul, foi formado na reunião da OMC no México, em 2003, para representar a posição de países pobres em relação à agricultura nas negociações comerciais.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, visitará Genebra amanhã para discutir a reunião com embaixadores do G-20. Mesquita afirmou que a reunião vai permitir que países em desenvolvimento avaliem as negociações, lançadas há seis anos na capital do Catar, Doha. Eles também vão planejar uma estratégia. "Isso mostra que o G20 está comprometido e que realmente quer que as negociações avancem", disse.

Eua e UE. Os Estados Unidos e a União Européia afirmaram que os países em desenvolvimento estão arriscando arruinar as negociações com exigências para que haja exceções nos cortes das tarifas de bens industriais. Washington e Bruxelas querem que os países em desenvolvimento mais avançados abram seus mercados para bens industriais em troca de cortes em tarifas e subsídios agrícolas de países ricos.

Os grandes países em desenvolvimento, liderados por Brasil, Índia e África do Sul, porém, já anunciaram que não podem concordar em expor suas indústrias à competição global até que saibam claramente o que vão receber em troca na questão agrícola, particularmente dos Estados Unidos.