Da Redação 23/05/2005 – O governo brasileiro deverá editar nos próximos dias dois decretos sobre salvaguardas a produtos fabricados na China. A notícia foi divulgada em Brasília na manhã desta sexta, dia 20, pelo secretário da Câmara de Comercio Exterior, Mário Mugniani.
As salvaguardas são medidas aplicadas contra as importações em casos de aumentos excessivos, quando causam ou ameaçam dano grave ao setor da produção nacional que fabrica produtos similares. Normalmente, elas são impostas a produtos, independente da origem, e devem valer para todos os fornecedores do país, não podendo atingir apenas um país exportador. Um dos decretos irá abranger a produção em geral e outro, será para produções especificas, como têxteis e confecções.
Segundo Ivan Ramalho, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, o “crescimento expressivo” de 58% das importações brasileiras da China nos primeiros quatro meses deste ano em relação a 2004 motivou os decretos. Em alguns casos, como de confecções, o crescimento foi superior a 100%.