Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acordo

Brasil e China devem assinar em outubro Memorando de Entendimento no setor de serviços

MDIC afirmou que o governo brasileiro tem desenvolvido um conjunto de ações para a maior inserção do País em mercados internacionais

Brasil e China devem assinar em outubro Memorando de Entendimento no setor de serviços

O Brasil e a China devem assinar, no próximo mês de outubro, um Memorando de Entendimento no setor de serviços. A assinatura acontecerá por ocasião da visita do ministro Marcos Pereira (Indústria, Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços) ao país asiático e atende a uma antiga demanda do setor privado brasileiro. A informação foi prestada pelo ministro do MDIC  ao participar, como palestrante, da sessão plenária conjunta da Associação Comercial de São Paulo.

Em sua palestra, o titular do MDIC afirmou que o governo brasileiro tem desenvolvido um conjunto de ações para a maior inserção do País em mercados internacionais. Segundo o ministro, “a estratégia implica o fortalecimento de relações comerciais com parceiros tradicionais e não tradicionais. Na prática, o governo tem buscada a conclusão de acordos nos planos bilateral, regional e multilateral e o avanço de negociações em áreas como bens, serviços, facilitação de comércio, regulamentos técnicos e compras governamentais.

O ministro falou também sobre as prioridades do governo brasileiro visando alavancar o comércio exterior do País. Entre as principais iniciativas, afirmou que uma das  meta do MDIC é avançar nas negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia, o principal parceiro comercial do bloco sul-americano, respondendo por 20% do comércio total.

Marcos Pereira disse também que o fortalecimento da agenda bilateral com os Estados Unidos também é um dos objetivos, os americanos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil. O país é considerado prioritário para o governo brasileiro, assim como os países sul-americanos da Bacia do Pacífico e a União Europeia.

Além disso, o ministro Marcos Pereira destacou em sua palestra uma das principais iniciativas para simplificar as exportações brasileiras. Trata-se do Portal Único de Comércio Exterior, que representa a reformulação dos processos de exportação e importação e trânsito aduaneiro. Com a conclusão do Portal, prevista para 2017, a expectativa é reduzir em 40% os prazos médios de exportação (13 para 8 dias) e importação (17 para 10 dias).