Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil e EUA discutem comércio

<p>Brasil e Estados Unidos vão estabelecer um sistema de consultas informais destinado a facilitar o comércio entre os dois países.</p>

Redação AI (05/06/06)- Sem nenhuma perspectiva de firmarem um acordo de livre comércio, Brasil e Estados Unidos vão estabelecer um sistema de consultas informais destinado a facilitar o comércio entre os dois países. O acerto será firmado entre o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e o secretário de Comércio dos EUA, Carlos Gutierrez, que estará no Rio de Janeiro hoje e amanhã.

“É um projeto para explorar com mais profundidade os pontos positivos da relação bilateral, um facilitador de negócios, porque as nossas exportações para os Estados Unidos têm crescido menos que a média das exportações brasileiras”, informou Furlan.

O documento a ser assinado prevê a criação de quatro grupos temáticos de trabalho que se reunirão periodicamente. Os temas foram divididos em facilitação de negócios, investimentos, etanol, posições e negociações multilaterais. A proposta visando aumentar o comércio bilateral foi feita pelo presidente dos EUA, George Bush, em visita ao Brasil no final do ano passado.