Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Brasil e EUA juntos pela avicultura

<p>Abef abre canal para parceria com Estados Unidos. Os dois maiores exportadores concluíram que o momento é de união.</p>

O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra e o presidente do USA Poultry & Egg Export Council (USAPEEC), a Abef norte-americana, Jim Sumner, participaram hoje (20/8) de encontro em Foz do Iguaçu (PR).

A reunião com Sumner, que também preside o International Poultry Council (IPC), órgão máximo da avicultura mundial e no qual o Diretor Executivo da Abef, Ricardo Santin, ocupa uma das vice-presidências, segundo o presidente da Abef, foi altamente positiva. “Convergimos que chegou a hora de sermos parceiros, pois as ameaças quando surgem atingem os dois países”, afirmou Turra.

A avicultura brasileira está cada vez mais capacitada graças à parceria entre governo e iniciativa privada. O trabalho empreendido pela cadeia produtiva, aliada à qualidade e sanidade do nosso produto, faz com que Brasil seja altamente competitivo no mercado exportador, que também tem uma grande importância social, já que oferece cerca de 5 milhões de empregos, entre diretos e indiretos.

Segundo o presidente da Abef, a postura de Brasil e EUA, que juntos representam 76% das exportações mundiais de frangos, não deve ser de arrogância. “Em nossa conversa concluímos que devemos formar parceria, ajudando os países que queiram se desenvolver na produção de frangos, criar indústrias ou plataformas de exportação do produto”, disse Turra. “Vamos nos unir para fortalecer o setor”, concluiu.

Os dois presidentes acertaram que será realizado, em breve, e por sugestão de Turra, no Brasil, um encontro entre empresários brasileiros e americanos para discutir questões relacionadas aos trabalhos empreendidos pelo setor em ambos os países.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Abef