Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frango

Brasil e EUA unem forças contra o protecionismo

"Vamos afinar o discurso", diz presidente da Abef. Países respondem, juntos, por 76% das exportações mundiais de frango, dividindo a primeira e a segunda posição no ranking global.

Exportadores brasileiros e norte-americanos de carne de frango vão unir forças contra o protecionismo. Amanhã (26/01), o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, e o diretor-executivo da entidade, Ricardo Santin, reúnem-se em Atlanta, nos Estados Unidos, com o presidente da USA Poultry & Egg Export Council – entidade equivalente à Abef -, Jim Sumner, para discutir temas de interesse de produtores dos dois países, como defesa sanitária e medidas protecionistas. “Vamos afinar o discurso contra o protecionismo e barreiras à importação”, afirmou Turra.

Brasil e Estados Unidos respondem, juntos, por 76% das exportações mundiais de frango, dividindo a primeira e a segunda posição no ranking mundial de vendas externas, nesta ordem. São, portanto, concorrentes em alguns mercados, mas Turra disse que os países estão colocando em prática um intercâmbio de informações e a promoção de políticas em áreas-chave como sustentabilidade, sanidade e expansão do livre comércio.

Em outubro do ano passado, durante a feira de Anuga, na cidade alemã de Colônia, as duas entidades assinaram um memorando de entendimentos que prevê a troca de informações. Ainda no final de 2009, uma missão formada por produtores norte-americanos esteve no Brasil para visitar instalações e conhecer os sistemas de produção. Agora, será a vez de os produtores brasileiros serem apresentados ao modelo norte-americano. “Nesse encontro, vamos acertar a data dessa visita”, disse Turra.

Além da aproximação com os Estados Unidos, maior produtor mundial de carne de frango, a Abef vai procurar se aproximar também de outros países do continente americano. Na quarta-feira, Turra e Santin participam do Fórum dos Países Exportadores das Américas, que contará com a participação de representantes do setor avícola de diversos países latino-americanos.

Os dirigentes da Abef permanecem nos Estados Unidos para participar, a partir de quarta-feira, da International Poultry Expo, que será realizada até sexta.

Chile – Também nesta semana, a Abef promove a qualidade da carne de frango do Brasil durante o XXXIV Congresso Mundial de Chefs, que está sendo realizado no Chile até o dia 28 de janeiro. O encontro reúne 450 profissionais de todo o mundo, que vão usar o produto brasileiro em receitas à base de frango.