Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil é o maior fornecedor de carne de frango para o Japão

<p>O país responde por apenas 1% das importações japonesas de carne de frango pré-cozida, mas em 2005, foram de origem brasileira 90% das importações japonesas de carne de frango in natura.</p>

Redação AI (28/03/06)- Apesar do sucesso das exportações brasileiras, o exportador não está tranquilo, pois as compras japonesas de carne de frango in natura recuaram 10%, o que pode indicar uma tendência.

E essa tendência, parece, é reafirmada no fato de as importações japonesas de carne de frango pré-cozida terem aumentado, no mesmo período, 44%. Ou seja: o mix de importações do Japão vem se alterando a favor da carne pré-cozida, área na qual os exportadores brasileiros se encontram ainda limitados.

Avaliando o desempenho dos diversos países exportadores de frango no mercado japonês, o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), ressalva que a participação dos EUA vem sendo baixa devido à limitada capacidade da indústria avícola local de fornecer permanentemente cortes desossados. Ao mesmo tempo, comenta- se que o Brasil é o principal supridor desse mercado

Porém  antecipa o USDA essa baixa participação está em vias de sofrer uma reversão graças à assinatura, entre os dois países, de um protocolo que permite a exportação, pela avicultura norte-americana, de carne de frango e ovos ao Japão, independente de os EUA serem afetados por surtos de Influenza Aviária. Neste caso o protocolo prevê, claro, que a carne de frango será pré-cozida e os ovos termicamente tratados.