Da Redação 17/12/2003 – 06h10 – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, deve reunir-se amanhã com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Igor Ivanov, para discutir a imposição, por aquele país, de cotas de importação de carnes. “Dá um buraco de US$ 300 milhões na balança comercial”, disse hoje Furlan, em Montevidéu.
O ministro informou também que deverá ir a Moscou no dia 20 de janeiro para tratar do assunto. Ele acredita que será possível resolver politicamente a questão. A Rússia não faz parte da Organização Mundial do Comércio (OMC), por isso o problema tem de ser tratado bilateralmente. Segundo o ministro, o Brasil poderá colocar sobre a mesa algumas imposições de direitos antidumping que aplicou a insumos de fertilizantes vindos da Rússia.
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que há cerca de dez dias o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou carta ao presidente russo, Vladimir Putin, tratando do assunto. Ivanov participou como convidado, ontem, da 25reunião de Cúpula do Mercosul.