Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ECONOMIA

Brasil e Rússia reforçam cooperação em reunião da Comissão Intergovernamental

Brasil e Rússia reforçam cooperação em reunião da Comissão Intergovernamental

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) participou ativamente da 12ª Reunião da Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia para a Cooperação Econômica, Comercial, Científica e Tecnológica (CIC), realizada em Moscou nesta terça-feira (27). O encontro, que contou com a presença da secretária-geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, e do vice-ministro do Desenvolvimento Econômico russo, Vladimir Ilichev, foi marcado por um firme compromisso em fortalecer as relações bilaterais, especialmente no campo da agricultura.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, liderou a delegação brasileira, acompanhado por Marcel Moreira, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da SCRI, e Marco Túlio Santiago, adido agrícola em Moscou. Durante a reunião, ambos os países expressaram um forte interesse em intensificar sua cooperação bilateral, destacando a importância do intercâmbio comercial e da participação conjunta em fóruns multilaterais de grande relevância, como o BRICS e o G20.

Perosa, à frente do comitê agrário, enfatizou o excelente momento das relações entre o Mapa e as autoridades russas, incluindo o Ministério da Agricultura e a Rosselkonadzor. Ele agradeceu ainda pela habilitação de cinco plantas brasileiras para exportação de proteína animal para a Rússia, bem como pela abertura do mercado dos países da União Eurasiática para as exportações de bovinos vivos do Brasil.

  • Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui. O segundo lote encerra em 15 de março. Não perca!

O secretário também mencionou o interesse mútuo em avançar nas negociações sanitárias e fitossanitárias com a Rússia, visando aumentar o fluxo comercial entre os dois países. A reunião preparatória na Embaixada do Brasil na Rússia, realizada na segunda-feira (26), contou com a presença de Perosa, Marcel Moreira, Embaixadora Maria Laura da Rocha e do Embaixador do Brasil na Rússia, Rodrigo Baena Soares, antecedendo o encontro da CIC.

Em 2023, o Brasil exportou aproximadamente US$ 1,25 bilhão em produtos do agronegócio para a Rússia, sendo o complexo soja e as carnes responsáveis por 73% desse montante. A reunião da CIC ressaltou o compromisso mútuo de Brasil e Rússia em promover uma parceria duradoura e eficaz no setor agrícola, visando um futuro de prosperidade compartilhada.