Redação (03/09/2008) – O Brasil pode apresentar em dois meses uma ação contra os Estados Unidos na Organização Mundial de Comércio (OMC) devido à taxa sobre as importações de etanol, afirmou na terça-feira o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Amorim considerou "indevida" a taxa aplicada pelas autoridades norte-americanas, mas disse que uma avaliação jurídica está sendo finalizada "para não entrar levianamente em um caso".
"Minha leitura é a de que é um caso muito forte, e sendo um caso muito forte existe uma boa chance de que iremos entrar", completou Amorim em entrevista à imprensa.
Não existem prazos para a demanda, mas "pode ocorrer em um mês, dois meses", dependendo da "avaliação final" que o Brasil fizer com produtores e advogados.
Os EUA cobram uma tarifa de importação de 54 centavos por galão, o que é visto pelos produtores como um obstáculo para as exportações de álcool produzido a partir de cana-de-açúcar para o mercado norte-americano. O biocombustível dos EUA é produzido a partir do milho.