Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil quer acelerar painel do frango salgado na OMC

Brasileiros e tailandeses reclamam que a UE afetou suas exportações ao modificar a tarifação do produto.

Redação AI 05/04/2004 – 05h31 – Brasil e Tailândia decidiram acionar o diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Supachai Panitchpakdi, para que ele escolha os juízes que decidirão a disputa do frango salgado contra a União Européia (UE). O painel (comitê de arbitragem) foi aberto em novembro de 2003, e normalmente os beligerantes é que escolhem por consenso os três árbitros que o compõem. Só que, como acontece com freqüência cada vez maior, os envolvidos não cessaram de vetar nomes.

Na sexta-feira, em Genebra, brasileiros e tailandeses resolveram que é hora de acelerar o processo, recorrendo a Supachai, como está previsto nas regras da OMC em caso de bloqueio com o que ocorreu.

Brasil e Tailândia reclamam que a UE afetou suas exportações ao modificar a tarifação do frango salgado: o que era tarifa ad valorem de 15,4% se transformou em tarifa específica de 104,2 euros por 100 quilos. Fontes brasileiras estimam que o Brasil poderia perder US$ 350 milhões em exportações com a decisão européia.