Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cotas de Importação

Brasil quer fim de cotas na Rússia

<p>Sistema de cotas expira neste ano. Brasil propõe controle as importações pela aplicação de tarifas, sem a imposição de cotas de importação.</p>

O Brasil questionou o sistema de distribuição de cotas de importação de carnes bovina, suína e de aves pela Rússia, em uma reunião bilateral realizada ontem (20/07), em Moscou. 

Representando o governo brasileiro no encontro com autoridades russas, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Célio Porto, afirmou que o modelo adotado privilegia Estados Unidos e União Europeia e não condiz com a realidade do mercado atual de carnes, no qual o Brasil é o maior exportador mundial de frangos e bovinos.

“Tendo em conta que o sistema de cotas em vigor expira neste ano, a proposta brasileira é que, a partir de 2010, o governo russo controle as importações apenas pela aplicação de tarifas, sem a imposição de cotas de importação” disse Porto.

Apesar da ênfase à abertura do mercado russo ao às exportações brasileiras, outros temas foram tratados na reunião: agricultura em geral, comércio, investimentos, energia e tecnologia.