O Brasil tem interesse em manter boa relação comercial e política com o Irã, e tem mantido contatos amistosos com autoridades do país, declarou o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota.
“Temos interesse na boa relação comercial e política com o Irã”, disse Patriota. “Tenho tido contatos formais com os iranianos”, atestou, lembrando ter recebido pedido de audiência, durante a Assembleia-Geral da ONU do chanceler do Irã, Ali Akbar Salehi.
“Ele me telefonou no dia 7 de setembro para desejar felicidades ao Brasil”, lembrou o ministro. “Mais recentemente, na ministerial da Organização Mundial do Comércio recebi autoridades iranianas”, acrescentou.
Patriota evitou comentar também as dificuldades que exportações de frango brasileiras têm sofrido para entrar no Irã. Como noticiou o Valor, o assunto foi tratado por Patriota e Salehi. Os exportadores tem sido obrigados a fazer um depósito enquanto se verifica a autenticidade da origem da mercadoria.
Mas os empresários brasileiros preferem atribuir as dificuldades a razões “técnicas”, enquanto o setor privado e governo brasileiro negociam com os iranianos maior agilidade na liberação das vendas brasileiras.