Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião

Brasil recebe visita de delegação chinesa

Visita é excelente oportunidade para aprofundar o comércio e os investimentos.

Brasil recebe visita de delegação chinesa

Prospectar oportunidades, parcerias e investimentos no agronegócio brasileiro. Estes são os objetivos da delegação de empresários chineses que inicia visita ao Brasil nesta segunda-feira, 26 de novembro, com reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A comitiva estará no Brasil até o dia 29 deste mês para discutir questões de logística, armazenagem, portos, ferrovias, industrialização e produção de produtos agropecuários. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, ressaltou a importância da produção agrícola dos dois países diante da crescente demanda mundial por alimentos.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, a China é um excelente parceiro comercial do Brasil. “Os interesses bilaterais são incontestáveis na área do agronegócio e a visita dessa missão é uma excelente oportunidade para aprofundar o comércio e os investimentos entre as empresas dos dois países”, destacou. Em 2011, o Brasil exportou para China 16,5 bilhões de produtos agropecuários. Entre os principais estão grãos, algodão, açúcar, óleo de soja, leite em pó, miudezas de frango, fumo e produtos agroflorestais.

No encontro, o chefe do Departamento Internacional do Ministério da Agricultura da China, Jianmin Xie, disse que o seu país deseja fortalecer a cooperação internacional com o Brasil. “Nossa intenção é dialogar com as autoridades governamentais para reforçar a parceria entre os dois países. Além disso, nosso intuito é buscar futuras oportunidades de negociação na área da agricultura”, acrescentou o Chinês Jianmin.

Durante a visita da delegação no Brasil, representantes da Secretaria de Relações Internacionais, de Política Agrícola do Mapa, de Associações do Agronegócio e autoridades do Governo da Bahia, Goiás e Tocantins, principais regiões de expansão agrícola brasileira, darão palestras ao grupo sobre as oportunidades de investimentos no País.

Na programação, ainda está prevista uma reunião na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CNA), uma viagem ao entorno do Distrito Federal com o objetivo de mostrar a diversificação da produção agropecuária. Além de uma visita a uma das maiores empresas de produção de grãos do Brasil (SLC) e a empresa Grupo Figueiredo, produtora de soja, milho, café e pecuária leiteira. Na quinta-feira (29), último dia da comitiva em nosso País, os empresários serão recebidos na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Os chineses ainda viajam com o mesmo propósito para Argentina e Chile.