Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil volta a defender abertura comercial em fórum internacional

Negociadores também reivindicaram redução de subsídios a exportações.

Da Redação 10/03/2004 – 05h00 – Os negociadores brasileiros voltaram a defender, durante a conferência Outlook 2004, encerrada no final da semana passada em Londres, na Inglaterra, a liberalização do comércio agrícola mundial e o acesso a mercados. Também reivindicaram a redução dos subsídios às exportações.

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas e Acordos Comerciais Agrícolas do Ministério da Agricultura, Lino Colsera, a posição defendida pelo Brasil é exatamente igual à tomada pelo grupo de países em desenvolvimento, o chamado G20:

“Defendemos essas posições diante de europeus e norte-americanos porque elas têm implicações para o desenvolvimento dos países e para a atividade econômica. A liberalização do comércio agrícola mundial é vital para o desenvolvimento dos nossos países”.

Durante o encontro anual, foram discutidas questões de negociações agrícolas internacionais na Organização Mundial do Comércio (OMC) e a reforma da Política Agrícola Comum da União Européia (PAC).

“Nossas posições não são um capricho e tampouco têm a intenção de dificultar os entendimentos comerciais”, afirmou Colsera, argumentando que a briga pelo fim de medidas de apoio que distorcem o mercado mundial de produtos agrícolas é “plenamente justificável”.