A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, apresentou nesse trimestre o desempenho mais expressivo dos últimos tempos. A Companhia reportou no segundo trimestre de 2024 um lucro líquido de R$ 1,1 bilhão e geração de caixa livre de R$ 1,7 bilhão.
Confirmando a consistência de sua jornada de transformação e eficiência, a empresa evoluiu sua rentabilidade pelo sexto trimestre consecutivo, apresentando margem de 17,6%, crescimento de 22,3% de receita em comparação ao mesmo período de 2023. A Companhia registrou EBITDA de R$ 2,6 bilhões, o melhor resultado para o período em toda a sua trajetória. Os sequenciais avanços operacionais e a otimização da estrutura de capital nos permitiram registrar também a menor alavancagem dos últimos nove anos (1,14x).
“A Companhia apresentou neste trimestre um consistente resultado operacional, com crescimento robusto de margem em todos os mercados em que atua e aumento expressivo de volume. Norteados pelo BRF+, evoluímos também em todas as frentes de negócio na comparação ano a ano. Seguindo o rumo estratégico do nosso controlador, nos tornamos uma empresa mais ágil, com planejamento adequado e empenhada em evoluir todos os dias”, afirma Miguel Gularte, CEO da BRF.
No Brasil, a empresa reportou EBITDA de R$ 1,1 bilhão, com margem de 15,7%, e um crescimento significativo do volume de vendas em todas as categorias em que atua, com destaque para o portfólio de processados. O resultado foi sustentado pela contínua evolução da execução comercial, além do lançamento de novos produtos e investimentos nas marcas, como a celebração dos 80 anos de Sadia – a maior promoção da história da Companhia.
A performance positiva em todos os mercados reflete também o foco em melhoria operacional. O BRF+ 2.0, programa de eficiência da Companhia, segue apresentando melhora nos indicadores e consolidou R$ 374 milhões em capturas no trimestre, totalizando R$ 812 milhões no ano. As atitudes de simplicidade, agilidade e eficiência que norteiam o programa foram incorporadas no dia a dia da Companhia, e passaram a fazer parte da cultura da empresa.
O segmento Internacional apresentou também o melhor desempenho histórico. A BRF atingiu EBITDA de R$ 1,5 bilhão, com margem de 21%, impulsionada pela recuperação de preços em diversos destinos de venda e pela estratégia de diversificação de novos mercados. A empresa conquistou 32 novas habilitações para exportação, que contribuíram para o aumento do volume exportado e para a maximização da receita. Ao longo do primeiro semestre, a BRF já somou 57 novas habilitações. Destaque para o desenvolvimento de mercados importantes como Reino Unido, Estados Unidos e países do Sudeste Asiático. A distribuição própria e marcas líderes também seguem favorecendo as margens no mercado internacional.
“Permanecemos focados em melhorar o desempenho operacional e financeiro da Companhia trimestre a trimestre. O resultado do período nos confirma sobre toda e qualquer perspectiva que estamos evoluindo os fundamentos do nosso negócio, expandindo mercados e criando valor aos nossos acionistas”, destaca o vice-presidente de Finanças e RI da BRF, Fábio Mariano.
A melhoria contínua também está refletida na agenda de Sustentabilidade (EESG), onde a BRF seguiu com avanços e reconhecimentos importantes. A Companhia conquistou a 1ª posição no segmento de Proteínas do Ranking Merco Responsabilidade ESG. Destaque também para a campanha de matchfunding do Instituto BRF em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em que, juntas, BRF e Marfrig arrecadaram mais de R$ 6 milhões. Com responsabilidade e proximidade, agimos junto a centenas de voluntários, apoiando colaboradores e as comunidades locais – ações essenciais que ajudam na reconstrução do Estado.
“Finalizado o melhor segundo trimestre da história da Companhia em vários indicadores, seguimos focados e confiantes no futuro, com nosso time engajado e construindo uma empresa cada vez mais competitiva por meio do fortalecimento de uma cultura de alta performance”, conclui Miguel Gularte.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 120 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos – para pessoas e seus pets em todo o mundo – por meio da gestão sustentável de sua cadeia, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para quase 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil produtores integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.