Representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participaram nesta quarta-feira (16), no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do encontro para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Câmara Setorial de Aves e Suínos. O objetivo central do evento foi definir ações e diretrizes que apontarão os rumos do plano estratégico do grupo, além da elaboração de uma agenda estratégica que irá nortear os rumos da suinocultura no Brasil e que possibilitará melhores investimentos no setor.
Os representantes da cadeia suinícola, elencaram temas importantes e que precisam de ações efetivas imediatas como: o levantamento da produção no Brasil, o fortalecimento da defesa agropecuária, além de ações de marketing da carne suína no mercado externo e doméstico. Segundo Rubens Valentini, conselheiro de relações de mercado da ABCS, “é consenso entre os elos da cadeia a necessidade um levantamento de dados da produção, como número de matrizes, volume de abate, além de uma descrição dos estabelecimentos por região, estado e município”. Jurandi Machado, diretor de Mercado Interno da Abipecs, também presente no encontro, confirmou que para a entidade, essa ação é primordial e “já deveria ter sido executada”.
As Câmaras contribuem com análise e informações que permitem a identificação das prioridades da agropecuária, aumento da competitividade das cadeias, agregação de valor aos produtos, negociações internas ou externas e defesa sanitária. No tema governança da cadeia, destaque das discussões, ficou acordado também que cada entidade deverá enviar seu posicionamento para que a Câmara possa encaminhar uma proposta única sobre o Plano Safra.
Já na área de marketing e promoção da carne suína, a Câmara buscará apoiar medidas de promoção comercial por meio de alianças estratégicas com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), além do Sebrae Nacional e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Já para o mercado interno, a proposta é ressaltar os aspectos positivos economicos, sociais e ambientais, além do benefício nutrionais da carne suína para a saúde humana.
Segundo, representante da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos, Sônia Azevedo Nunes, o encontro serviu para concretizar as diretrizes que vão orientar o grupo de trabalho. “O passo seguinte, após o Planejamento Estratégico, é avançar na prática, tendo por base aquilo que foi definido pelos representantes de cada instituição, para que as ações possam de fato ser executadas”. Uma nova reunião será realizada ainda em março para discutir amplamente cada um dos temas elencados.