No segundo semestre deste ano, técnicos do SENAR-PR colocarão a disposição três novos cursos para os suinocultores da região. Os projetos estão sendo desenvolvidos como capacitações para os períodos de “Creche”, “Maternidade” e “Reprodução”.
O objetivo dos projetos é atingir todas as fases da atividade, que tem no Paraná o maior rebanho nacional, com 7,13 milhões de cabeças, segundo o IBGE. Diante de dados coletados com o publico, a equipe do SENAR-PR está montando a grade curricular dos futuros cursos. A expectativa é realizar um projeto-piloto ainda neste primeiro semestre, para testar na prática os cursos.
Atualmente, a entidade conta com os cursos: “Toda Granja”, com 20 horas, e “Recria e Terminação”, com 12 horas, voltados para o setor suinícola.
De forma paralela, o SENAR-PR está selecionando novos instrutores para atuar em seus cursos atuais e futuros. A entidade está com edital de contratação aberto (veja mais informações no site do Sistema FAEP/SENAR-PR). Os profissionais interessados passam por capacitação online (técnica e pedagógica) e depois formação presencial, sempre com o acompanhamento dos técnicos do SENAR-PR.